Codau inicia ações preventivas contra os efeitos da seca em Uberaba

Com a chegada do período de estiagem, a Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas) já começou a colocar em prática medidas para garantir o abastecimento de água em Uberaba. Nas últimas semanas, foi observada uma queda significativa na vazão do rio Uberaba, o que acendeu o alerta para a adoção de estratégias previstas no Plano de Contingência para 2025, já encaminhado à Arisb-MG (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais).

O monitoramento da vazão do rio Uberaba está sendo intensificado. Em apenas três dias, a vazão caiu cerca de 270 litros por segundo, passando de 2.180 l/s na segunda-feira (30) para 1.910 l/s na sexta (03). Caso esse número atinja 1.200 l/s ou menos, o sistema de transposição de águas do rio Claro será acionado – um reforço importante para manter o abastecimento da cidade.

A Codau prevê que a montagem desse sistema de transposição tenha início nos próximos dias. O processo leva, em média, cinco dias até que todas as bombas estejam operando plenamente. Em 2024, a instalação começou em 18 de junho e a primeira bomba entrou em funcionamento no início de julho, operando até o final da seca, com algumas pausas técnicas.

O Plano de Contingência deste ano segue a mesma lógica utilizada em 2024, levando em consideração o consumo de água, o volume armazenado nos reservatórios e a vazão do rio Uberaba para definir quando e como será necessário restringir o funcionamento dos Centros de Reservação.

Segundo o presidente da Codau, Rui Ramos, além das ações técnicas, o uso consciente da água por parte da população é essencial neste momento. “Acompanhamos o rio Uberaba todos os dias, especialmente nesta época mais crítica. A Prefeitura, por meio da prefeita Elisa Araújo, tem investido na ampliação do sistema de abastecimento, com novos poços profundos e aumento da capacidade de reservação. Mas a colaboração da comunidade, economizando e evitando desperdícios, é fundamental para enfrentarmos esse desafio juntos”, reforça.

Foto: Divulgação/Codau