PRF Retira Mais de 200 Toneladas de Excesso de Peso em Fiscalização na BR-050, em Uberaba

Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma fiscalização de excesso de peso na BR-050, em Uberaba-MG, e retirou de circulação mais de 200 toneladas de carga irregular. A operação teve como foco veículos de carga que apresentavam altura elevada da carga em relação à carroceria e baixa velocidade em aclives, indicativos de sobrecarga.

Seis combinações de veículos de carga foram fiscalizadas. Três delas estavam autorizadas a circular com até 77,7 toneladas, e as outras três, com documentação irregular, com até 59,85 toneladas. Todas excediam significativamente os limites legais, mesmo considerando a tolerância de 5% prevista na legislação.

A carga de cana-de-açúcar picada estava destinada a duas empresas do setor de Sucroenergia, localizadas em Delta/MG e Igarapava/SP. Após a constatação do excesso, os veículos foram retidos no km 161,8 da BR-050, e a liberação só poderá ocorrer após a regularização da carga, via transbordo.

Além das autuações administrativas, o caso foi comunicado ao Ministério Público Federal (MPF), devido à ocorrência, em tese, do crime de dano ao pavimento, evidenciando a gravidade do transporte irregular de cargas e seus impactos na infraestrutura viária.