Codau alerta: crise hídrica pode causar novos cortes no abastecimento em Uberaba

Foto: Divulgação

A Codau informou nesta segunda-feira (06) que Uberaba passa por uma grave crise no abastecimento de água. O problema acontece por causa da baixa vazão do Rio Uberaba, que caiu para cerca de 700 litros por segundo, bem abaixo dos 1.200 l/s necessários para atender toda a cidade.

Nos últimos dias, para evitar o colapso, a companhia precisou fechar totalmente os reservatórios em alguns horários: entre quarta e sexta-feira o fechamento foi no fim da tarde, mas no fim de semana ocorreu mais cedo, às 15h de sábado (04) e às 13h30 de domingo (05).

Na madrugada desta segunda, os reservatórios foram reabertos, mas o nível estava em apenas 43,6%, quando o ideal seria próximo de 70%. Isso significa que, sem a ajuda da população, pode ser necessário um novo fechamento a qualquer momento.

A água liberada circula primeiro nas regiões mais baixas da cidade, próximas aos reservatórios, e pode não ter força para chegar às áreas mais altas. Nessas situações, os moradores devem usar recipientes para armazenar água direto do hidrômetro.

A Codau pede que os moradores usem água apenas para o essencial, como cozinhar e tomar banho, e que atividades que gastam muito, como lavar carro, calçada ou roupas, sejam adiadas. A previsão é de calor intenso, com até 37°C nesta segunda e terça, e possibilidade de chuva só a partir de quinta (09).

Caso os reservatórios cheguem novamente a menos de 20% da capacidade, haverá fechamento imediato.