Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia informou nesta quinta-feira (23) que recebeu a confirmação preliminar, feita pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), de dois possíveis casos de sarampo em crianças menores de quatro anos, ambas do sexo feminino e atendidas pela rede pública de saúde.
Os exames iniciais apontaram resultado positivo, mas a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ainda trata os casos como suspeitos, uma vez que realizará um novo teste de rechecagem antes da confirmação definitiva.
Mesmo diante da incerteza, a Prefeitura decidiu adotar medidas preventivas para evitar a disseminação da doença, especialmente diante do aumento de registros de sarampo em outros estados brasileiros e em países das Américas. As ações incluem:
- Bloqueio vacinal direcionado aos casos suspeitos, abrangendo familiares e profissionais de saúde que tiveram contato direto;
- Busca ativa e vacinação de cerca de 3,6 mil crianças menores de quatro anos que estão com a imunização da tríplice viral em atraso.
Atualmente, a cobertura vacinal em Uberlândia é de 89,41% para a primeira dose e 82,26% para a segunda, índices abaixo da meta de 95% recomendada pelo Ministério da Saúde. Por isso, a Secretaria reforça o chamado aos pais e responsáveis para que levem as crianças a um dos mais de 70 pontos de vacinação espalhados pela cidade.
A pasta também destacou que a Vigilância Epidemiológica segue monitorando a circulação do vírus e intensificando as ações de proteção coletiva, especialmente devido ao alto fluxo de pessoas que passam por Uberlândia, considerada uma cidade de ligação entre diferentes regiões do país.

