Brigadeiro Sérgio Almeida destaca avanços da ALADA no 36º Encontro Internacional de Astronautas

Brigadeiro Sérgio Almeida destaca avanços da ALADA no 36º Encontro Internacional de Astronautas

Durante o 36º Encontro Internacional de Astronautas (ASE 2025), realizado no Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP), o Brigadeiro Sérgio R. Almeida, da ALADA – Brazilian Aerospace Projects Company S/A, apresentou as perspectivas e iniciativas no campo dos projetos aeroespaciais nacionais.

A sessão, intitulada “Brazilian Air Force Command – ALADA Brazilian Aerospace Projects Company S/A”, integrou a programação técnica do evento e reuniu representantes de agências espaciais, empresas e forças aéreas de diversos países.

Em sua fala, o brigadeiro destacou a importância da integração entre defesa, ciência e indústria como base para o fortalecimento da capacidade tecnológica do Brasil em um cenário global cada vez mais competitivo. Também ressaltou o papel da ALADA na promoção de projetos estratégicos de desenvolvimento aeroespacial, abrangendo cooperações internacionais, inovação em sistemas de defesa e estímulo à cadeia nacional de pesquisa e produção.

Com a presença de autoridades, pesquisadores e astronautas de diversos continentes, o encontro reforçou o compromisso do Brasil com a ciência, a inovação e a cooperação internacional no setor aeroespacial.

O setor aeroespacial global consolida-se como um dos principais motores da economia mundial, sustentado por três grandes eixos: aviação, manufatura aeroespacial e defesa, e a economia espacial. Em 2023, somente a aviação (transporte aéreo, cadeia e turismo induzido) movimentou US$ 4,1 trilhões, o equivalente a 3,9% do PIB mundial, e gerou 86,5 milhões de empregos, segundo a IATA/ATAG (Oxford Economics).

Já a economia espacial atingiu US$ 613 bilhões em 2024, sendo 78% provenientes do setor comercial, como satélites, lançamentos e serviços digitais, segundo a Space Foundation. Na manufatura e serviços aeroespaciais e de defesa, os impactos também são expressivos: a Europa emprega cerca de 1,03 milhão de pessoas no complexo A&D, enquanto nos Estados Unidos o setor sustenta mais de 2,2 milhões de postos de trabalho e representa 1,5% do PIB nacional.

A semana de programação da ASE 2025 segue com diversas atrações e painéis temáticos, culminando no encerramento oficial na sexta-feira (7/11), no Memorial da América Latina, em São Paulo.