Foto: Divulgação
O Governo de Minas anunciou, o Minas Bilíngue, projeto que vai ampliar o ensino de línguas estrangeiras e promover vivências interculturais para estudantes da rede estadual. A proposta foi apresentada em Belo Horizonte e prevê a implantação de escolas bilíngues, criação de centros de estudo e oferta de intercâmbio internacional a partir de 2026.
O programa será desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A iniciativa tem como objetivo aumentar a proficiência em um segundo idioma e preparar os jovens para atuar em um mundo cada vez mais globalizado.
A partir de 2026, as escolas poderão escolher entre seis línguas estrangeiras: inglês, espanhol, mandarim, italiano, alemão ou francês. Serão ofertadas até 30 escolas bilíngues na primeira etapa, com carga horária ampliada e integração da língua adicional em componentes curriculares e atividades culturais.
Além das escolas bilíngues, o projeto prevê a criação e fortalecimento de Centros de Estudo de Línguas, que oferecerão cursos gratuitos no contraturno para estudantes e profissionais da rede.
Outro destaque é a possibilidade de intercâmbio internacional, com duração de dois a seis meses, para alunos com bom desempenho e professores que atuarem diretamente no programa, por meio do Passaporte Mineiro do Conhecimento.
As escolas interessadas poderão aderir ao Minas Bilíngue entre 10 e 28 de novembro para início em 2026. Após esse período, novas adesões serão direcionadas ao ano letivo de 2027.

