Foto: Divulgação
A Polícia Militar de Meio Ambiente resgatou, na manhã desta quinta-feira (4), 190 canários-da-terra mantidos ilegalmente em cativeiro em Uberaba. Um homem foi preso durante a operação, realizada após denúncia anônima.
Ao chegarem ao endereço informado, as equipes da 6ª Companhia de Meio Ambiente do BPMMAmb. confirmaram a situação denunciada e localizaram dezenas de materiais usados para a criação irregular das aves. No total, foram apreendidas 53 gaiolas de madeira e arame, 5 gaiolas de arame, 3 viveiros, 4 transportadores, duas bolsas, além de 79 comedouros e 44 bebedouros.
Os animais, da espécie Sicalis flaveola brasiliensis, conhecida como canário-da-terra, foram soltos após os procedimentos de praxe. A Polícia Militar também realizou a destruição das estruturas utilizadas para o cativeiro.
O responsável pelo local recebeu um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi autuado administrativamente em R$ 317.755,95. A PM reforça a importância das denúncias anônimas para coibir crimes ambientais e proteger a fauna silvestre.

