Foto: Valter de Paula/Prefeitura de Uberlândia
O Programa Tarifa Zero, que garante gratuidade no transporte público para estudantes em Uberlândia, completou seis meses de funcionamento na última semana. Desde fevereiro, quando entrou em vigor, já foram registradas mais de 4,6 milhões de utilizações do benefício.
De acordo com a Prefeitura, já foram emitidos 44.014 cartões, dos quais 41.344 entregues. Outros 2.670 aguardam retirada e 2.096 foram bloqueados por inconsistências nos cadastros. O benefício é operacionalizado por meio de cartão de transporte personalizado, com limite de até 60 passagens mensais por estudante, monitorado pelo sistema de reconhecimento facial em toda a frota do SIT.
O programa foi regulamentado pela Lei Municipal nº 14.339/25 e sancionado pelo prefeito Paulo Sérgio em janeiro deste ano. O benefício é válido para alunos de ensino fundamental, médio, técnico, superior e pós-graduação matriculados em instituições reconhecidas pelo MEC.
Segundo o prefeito, a iniciativa é “uma conquista histórica que reduz a evasão escolar, apoia as famílias e melhora a vida dos estudantes”. Além do deslocamento para as aulas, os cartões também podem ser usados para atividades culturais, esportivas e de lazer.
Perfil dos beneficiários
- 40%: alunos do ensino médio, técnico ou pré-vestibular
- 38,2%: estudantes do ensino superior
- 14,7%: ensino fundamental II
- 6,5%: ensino fundamental I
Nos primeiros seis meses, o programa representou um aporte médio de R$ 3,4 milhões mensais no sistema de transporte coletivo, com recursos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran).