Foto: Divulgação
A Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu, nesta terça-feira (9), um total de 83 aves da fauna silvestre brasileira que eram mantidas de forma irregular em Coromandel, no Triângulo Mineiro. A ação ocorreu durante a Operação Fauna 03, após denúncia de cativeiro e comércio ilegal de pássaros.
Entre os animais encontrados estavam 26 curiós (espécie ameaçada de extinção), além de papa-capins, canários-da-terra, pintassilgos, sabiás-laranjeira, coleirinhos, patativas e tico-ticos.
Também foram recolhidas 58 gaiolas, cinco alçapões e duas carregadeiras de pássaros. Parte do material foi inutilizada no local.
As aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETRAS), em Patos de Minas, onde receberão os devidos cuidados antes de serem reabilitadas para retorno ao habitat natural.
O responsável, um homem de 65 anos, foi preso em flagrante e liberado após assinatura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Ele ainda recebeu duas autuações ambientais, que totalizam R$ 369.775,01 em multas.
A Polícia Militar de Meio Ambiente reforça que capturar, manter ou comercializar animais silvestres sem autorização é crime ambiental, sujeito a penalidades severas. A corporação destaca ainda a importância da colaboração da população com denúncias, que podem ser feitas de forma anônima.