Motoristas poderão quitar débitos via Pix durante blitz e evitar remoção de veículos

Agora condutores em Minas Gerais terão mais facilidade para regularizar pendências de seus veículos durante fiscalizações de trânsito. A nova medida, implementada pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), permite que débitos sejam quitados imediatamente via Pix, garantindo a emissão instantânea do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Com a mudança, quem for abordado em blitz e estiver com pendências como IPVA, TRLAV ou multas vencidas poderá efetuar o pagamento no ato e apresentar o CRLV digital ou impresso ao agente. Dessa forma, o veículo não precisará ser removido ao pátio, o que reduz custos com guincho e diárias.

Segundo o chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas, a medida traz mais praticidade e reduz gastos para o cidadão:
“Antes, além de quitar a dívida, o motorista precisava pagar taxas extras. Agora, é possível resolver a situação imediatamente e seguir viagem de forma regularizada”.

Como regularizar
As consultas de valores podem ser feitas pelo número do Renavam, no site da Secretaria de Fazenda de Minas (SEF-MG), no portal Trânsito MG ou no MG App.
O pagamento pode ser realizado via Pix, aplicativos bancários, terminais de autoatendimento ou guichês de agentes arrecadadores.

Após a quitação, basta atualizar a situação do veículo no site do Trânsito MG para garantir a emissão do CRLV.

Vale lembrar que a autuação prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para conduzir veículo não licenciado (multa de R$ 293,47 e cinco pontos na CNH) continuará sendo aplicada, mesmo que a regularização seja feita no momento da blitz.