Foto: Divulgação
O Governo de Minas lançou, nesta terça-feira (30), a Política Estadual de Ampliação do Atendimento da Profilaxia Pré-Exposição (Amplia PrEP), iniciativa que expande a prevenção ao HIV em todas as regiões do estado.
Além de criar novos pontos de atendimento, o programa inaugura o modelo de teleconsulta, que pode beneficiar até 396 municípios, e passa a oferecer a opção de receber os medicamentos em casa, pelos Correios.
O anúncio ocorreu na abertura do I Seminário Estadual de Vigilância Epidemiológica, em Belo Horizonte, e marca uma mudança importante na estratégia de enfrentamento ao HIV. Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Campos Prosdocimi, a medida garante mais inclusão e inovação no cuidado a populações vulneráveis.
A política será implementada inicialmente em cidades que registraram mais de 20 casos de HIV ou Aids em 2024 e que ainda não contam com serviços especializados de atendimento.
A Profilaxia Pré-Exposição consiste na tomada diária de comprimidos que bloqueiam a entrada do HIV no organismo. O tratamento é indicado para pessoas a partir dos 15 anos, com peso mínimo de 35 kg, que tenham risco aumentado de infecção e apresentem teste negativo recente. O acompanhamento inclui consultas periódicas e exames para HIV e outras ISTs.
Projeto piloto no Norte de Minas
O Amplia PrEP já está em funcionamento em 86 municípios do Norte de Minas por meio de teleconsultas, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). A expectativa é ampliar o acesso à prevenção, especialmente entre pessoas em maior situação de vulnerabilidade.