Foto: Banco de Imagens
A Polícia Militar prendeu na noite de segunda-feira (27) dois homens, de 50 e 22 anos, acusados de aplicar golpes em igrejas de Patos de Minas utilizando uma criança de 12 anos para simular uma doença grave e pedir doações em dinheiro. A dupla foi detida na BR-365, no município de Buritizeiro, após acompanhamento iniciado ainda em Patos de Minas.
De acordo com a policia, o homem mais velho visitava as igrejas acompanhado do filho mais novo, afirmando que o menino tinha um tumor cerebral e precisava de R$ 100 mil para realizar uma cirurgia em São Paulo. Enquanto isso, o outro filho, de 22 anos, era o responsável pela conta bancária usada para receber os depósitos.
Com base nas informações repassadas pelas vítimas e na identificação do veículo utilizado por eles, as equipes policiais localizaram o automóvel já na rodovia BR-365. Durante a abordagem, estavam no carro o homem de 50 anos, o filho de 22 e duas crianças, de 9 e 12 anos.
Mesmo diante da situação, o homem tentou sustentar a farsa, mas a criança admitiu que apenas seguia as ordens do pai para fingir estar doente e pedir dinheiro nas igrejas.
Dentro do veículo foram apreendidos R$ 5.975,00 em dinheiro, documentos falsos, panfletos e a cadeira de rodas usada para sustentar o golpe. O autor de 50 anos confessou o crime e relatou que viajava por diversas cidades com os filhos, aplicando o mesmo tipo de golpe. Ele também possui antecedentes por estelionato em outro estado, onde utilizou outro filho, atualmente com 17 anos, em ações semelhantes.
O Conselho Tutelar de Buritizeiro acompanhou a ocorrência e prestou assistência às crianças. Já os dois suspeitos foram presos em flagrante pelos crimes de estelionato, corrupção de menores e uso de documento falso.

