Forças de segurança deflagram nova fase de operação contra tráfico na região universitária de Uberlândia

Foto: Divulgação

Uma ação integrada entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Polícia Militar e a Polícia Civil foi realizada na manhã desta quarta-feira (10) em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com foco no combate a uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas, armas e lavagem de dinheiro. A ofensiva faz parte da 2ª fase da Operação Rota Universitária.

Ao todo, foram cumpridos 30 mandados judiciais, sendo 23 de prisão preventiva e sete de busca e apreensão. Durante a operação, duas pessoas também foram presas em flagrante, após serem encontradas com armas de fogo, munições, entorpecentes e uma balança de precisão.

As investigações, conduzidas pelo Gaeco em conjunto com as forças policiais, apontaram que o grupo atuava de forma organizada e estruturada, com uma logística eficiente para a distribuição de drogas. Segundo o MPMG, a quadrilha dominava pontos estratégicos de comercialização, principalmente nas imediações da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no bairro Santa Mônica, onde teria sido estabelecida uma rota específica para o tráfico.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A ação desta quarta-feira dá continuidade às fases anteriores da Operação Escobar e à primeira etapa da Operação Rota Universitária, que já vinham sendo desenvolvidas para desarticular o esquema criminoso.

De acordo com os órgãos envolvidos, a operação representa mais um avanço no enfrentamento ao crime organizado no município, especialmente em áreas próximas a instituições de ensino, reforçando a proteção da comunidade acadêmica e da população em geral. O MPMG e as forças de segurança destacaram, ainda, o compromisso permanente com a preservação da ordem pública e o combate à criminalidade em Uberlândia e em todo o estado de Minas Gerais.