Minas Gerais é pioneiro na recuperação da conta gov.br por biometria em terminais de autoatendimento

Foto: Divulgação

Minas Gerais se tornou o primeiro estado do país a disponibilizar a recuperação da conta gov.br por meio da biometria digital em terminais de autoatendimento instalados nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

A novidade, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), já está disponível em 48 UAIs e em dois postos provisórios em municípios que terão novas unidades.

Os totens interativos oferecem praticidade e segurança ao cidadão, reunindo mais de 50 serviços digitais. Agora, além de funcionalidades como emissão de documentos, alteração de endereço do condutor e agendamento para doação de sangue, também é possível recuperar o acesso à conta gov.br de forma simples e rápida.

Segundo a Seplag-MG, o recurso amplia a autonomia dos usuários e reforça a segurança no acesso à plataforma, que é a chave de entrada para mais de 4 mil serviços do Governo Federal, como Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.

Mais de 11 milhões de mineiros já têm cadastro biométrico da Justiça Eleitoral e poderão utilizar a novidade para recuperar a conta ou elevar o nível de segurança para ouro, o que possibilita acessar serviços que exigem maior confiabilidade, como pedidos de benefícios previdenciários e transferência digital de veículos.

Além disso, quem preferir ainda pode contar com o Balcão gov.br, disponível nas UAIs, para auxílio presencial na criação, recuperação ou utilização da conta.