Foto: Divulgação
O Governo de Minas, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), anunciou a criação de 30 novas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) em diferentes municípios do estado. A expansão será possível por meio do Programa UAI Compartilha, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), com recursos do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPDC).
As novas unidades vão oferecer serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), atendimentos relacionados ao trânsito e à conta Gov.br, além de contar com postos do Procon.
O investimento de R$ 10,8 milhões, captado em 2024, será destinado à compra de mobiliário, equipamentos e sinalização. Com a medida, Minas Gerais passará a ter mais de 80 UAIs em funcionamento, garantindo atendimento público mais próximo, rápido e padronizado para a população de todas as regiões do estado.
Segundo o governo estadual, a ampliação das UAIs representa não apenas a descentralização dos serviços, mas também maior dignidade e acesso facilitado ao cidadão, sem a necessidade de longos deslocamentos.