Foto: Divulgação
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (29), duas ações integradas Operações Vulneráveis e One by One XI, voltadas ao combate do armazenamento e compartilhamento de imagens e vídeos de abuso e exploração sexual infantojuvenil pela internet.
Em Uberaba, os policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão, com o objetivo de localizar suspeitos envolvidos nesse tipo de crime. Durante as diligências, foram apreendidos diversos dispositivos eletrônicos, que agora serão submetidos à perícia técnica para extração e análise de dados. O material vai auxiliar na identificação de outros possíveis envolvidos e na verificação de indícios de crimes relacionados.
As investigações apuram a atuação de indivíduos que utilizam redes peer-to-peer (P2P) — sistema em que arquivos ilícitos são compartilhados diretamente entre computadores, para distribuir material de abuso sexual infantil. Os crimes previstos podem resultar em penas de até 10 anos de reclusão.
O significado das operações
O nome “One by One” (“um por um”, em tradução livre) faz referência à forma de transmissão dos arquivos nas redes P2P, em que os criminosos compartilham dados de forma direta com outros usuários. Já a Operação Vulneráveis remete às vítimas, crianças e adolescentes, especialmente protegidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por estarem em fase de desenvolvimento.

