Polícia Civil deflagra operação “Disciplina KZ” contra organização criminosa em Minas Gerais

Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), a Operação “Disciplina KZ”, com o cumprimento de 25 mandados judiciais, sendo 12 de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, nas cidades de Campos Altos, Ibiá, Araxá, São Gotardo e Montes Claros.

A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios em diferentes regiões do Estado.

A operação é conduzida pela equipe da Delegacia de Polícia Civil de Campos Altos, com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e autorização do Juízo da Vara Criminal. Participam da ação cerca de 60 policiais civis, das regionais de Araxá e Uberaba, além de equipes do Comando de Operações Especiais (COE), do Canil e do CAT, todos da capital.

Segundo o delegado Jeferson Leal, responsável pela investigação, os trabalhos duraram cerca de dois meses. O nome da operação faz referência a um grupo em rede social utilizado pelos integrantes da facção para organizar reuniões, tomar decisões e impor punições internas com base em um “estatuto” próprio.

“Durante as investigações, constatamos que o grupo mantinha uma estrutura hierarquizada e usava o aplicativo para coordenar o tráfico de drogas e definir penalidades a quem descumprisse suas regras”, explicou o delegado.

Três integrantes já haviam sido presos em flagrante no início de outubro, em decorrência das investigações.