Cinco idosos procuram atendimento médico, durante Encontrão da Melhor Idade em Iraí de Minas

O tradicional Encontrão da Melhor Idade, realizado no último domingo (18/05), em Iraí de Minas, no Ginásio Poliesportivo Pedrão, gerou queixas por parte dos participantes em relação a falta de ventilação no ambiente.

Segundo relatos de pessoas que estiveram no ginásio durante o evento, idosos procuraram atendimento médico relatando mal-estar.

Nossa equipe entrou em contato com a secretária de Desenvolvimento Social, Lívia Rafaela de Sales Gomes que informou que apenas dois idosos solicitaram aferição de pressão pelos profissionais de saúde presentes no local. Foi constatada pressão arterial elevada, e ambos foram encaminhados à unidade de saúde para atendimento. Lívia ressaltou que não houve internações a respeito e que os responsáveis pela organização do evento são membros de uma associação da terceira idade, com a Prefeitura prestando apenas apoio logístico. A secretária ainda completou dizendo que, apesar das ocorrências, o evento foi considerado um sucesso.

Já em contato com o Hospital Municipal Júlia Terezinha Amaral, a chefe de enfermagem, Eliene, confirmou que no domingo (19/05), cinco (5) idosos deram entrada na unidade — um pela manhã e os demais em horários distintos. Questionada sobre o motivo das entradas, ela informou que os dados clínicos específicos não estavam disponíveis e que essas informações poderiam ser fornecidas pela Secretaria de Saúde.

Tentamos contato com a Secretaria de Saúde, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos sucesso.

As informações levantadas chamaram a atenção para a necessidade de infraestrutura adequada, pois em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver que o local não possuía nenhum equipamento para ventilação.