2ª Companhia de Bombeiros Militar em Araguari inaugura nova sede

Foto: Divulgação/CBMMG

Novo espaço vai aprimorar atendimento para 500 mil pessoas de 17 municípios

A 2ª Companhia de Bombeiros Militar (2ª Cia BM) de Araguari inaugurou, na manhã desta sexta-feira (23), sua nova sede, construída com o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho aos militares e aprimorar o atendimento à população. A nova estrutura beneficiará cerca de 500 mil pessoas em 17 municípios da região.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Romeu Zema, da comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, do prefeito de Araguari, além de representantes do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e de outras autoridades locais.

Por 49 anos, a 2ª Cia BM funcionou em uma estrutura cedida pelo 53º Batalhão de Polícia Militar, com limitações físicas e operacionais. Agora, prestes a completar 50 anos de história, a Companhia inicia um novo capítulo com uma sede moderna e equipada, localizada na Avenida Santos Dumont, 875, no bairro Jardim Regina.

O novo quartel possui 1.513,9 m² de área construída, distribuída em dois pavimentos, com prontidão de incêndio, salas administrativas, alojamentos, refeitório, depósitos, sala de aula, sala de reuniões e uma sala de operações. O terreno totaliza 12.500 m².

A construção é fruto de um esforço conjunto entre o Governo de Minas, Prefeitura Municipal, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual e do Trabalho, além de parcerias com a iniciativa privada. O investimento total foi de R$ 4.686.374,34.

A nova estrutura possibilita uma resposta mais ágil e eficaz às ocorrências, refletindo em melhorias diretas para a população dos 17 municípios atendidos: cinco da região de Araguari, nove cobertos pelo 2º Pelotão em Ituiutaba e três pelo Posto Avançado em Tupaciguara.

A unidade conta com um efetivo de 45 bombeiros militares, distribuídos entre o serviço operacional, administrativo, Colégio Tiradentes, Grupamento de Prevenção e Vistoria (GPV) e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

A inauguração da nova sede simboliza não apenas uma valorização da corporação, mas também o compromisso com a segurança e bem-estar da comunidade regional.