Foto: Divulgação
O calendário de pagamento começa em fevereiro de 2026. O imposto poderá ser quitado em cota única, com desconto de 3%, ou dividido em três parcelas, com vencimentos em fevereiro, março e abril. Já a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), no valor de R$ 35,62, vence no dia 31 de março. Quem desejar antecipar os pagamentos poderá fazê-lo a partir de 2 de janeiro de 2026.
Em 2026, segue válido o programa Bom Pagador, que concede um desconto adicional de 3% para veículos que permaneceram regulares nos anos de 2024 e 2025.
Com a mudança na legislação federal, veículos com 20 anos ou mais de fabricação passaram a ser isentos do IPVA em Minas Gerais. A medida beneficia mais de 3,3 milhões de veículos e é aplicada automaticamente, sem necessidade de solicitação.
Os pagamentos do IPVA e da TRLAV podem ser feitos por Pix, DAE, internet banking ou nos terminais e guichês dos bancos e instituições credenciadas. Para gerar o QR Code do Pix ou o DAE, é necessário acessar o site oficial da Secretaria de Fazenda. Em transações via Pix, o beneficiário será sempre o Estado de Minas Gerais.
Quem deixar de pagar o IPVA dentro do prazo estará sujeito à cobrança de multa diária e juros baseados na taxa Selic. A TRLAV também possui penalidades progressivas em caso de atraso. Caso o proprietário discorde do valor lançado do imposto, é possível solicitar revisão em até 15 dias úteis após a publicação da resolução que define o calendário e as tabelas, mediante envio de requerimento à repartição fazendária do município de registro do veículo.

