Foto: Divulgação
O Governo de Minas Gerais anunciou um novo concurso público para reforçar o quadro da Polícia Penal, com 1.178 vagas disponíveis. O edital foi publicado nesta segunda-feira (6) no Diário Oficial do Estado, pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Essa é a segunda seleção aberta na atual gestão, que já contratou quase 5 mil profissionais para o sistema prisional. A iniciativa faz parte da política de valorização da categoria e de fortalecimento da segurança pública mineira.
As inscrições estarão abertas de 2 a 22 de dezembro de 2025, e as provas acontecem em 25 de janeiro de 2026. O processo será conduzido pelo Instituto AOCP, com provas aplicadas em 18 cidades mineiras, entre elas Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba e Montes Claros.
O salário inicial é de R$ 5.332,64 mais ajuda de custo diária para alimentação.
O novo edital garante que o Estado atinja o limite máximo de policiais penais previsto em lei. A chegada de novos servidores vai contribuir para o fortalecimento da instituição e o aprimoramento das ações nas 166 unidades prisionais do estado.
Atualmente, Minas conta com cerca de 17 mil policiais penais e servidores administrativos, que atuam nas áreas de segurança, saúde, educação e reintegração social. O sistema também possui grupamentos especializados, como o GIR, GOC, GETAP, COPE e GPAER.
Mais informações e o edital completo estão disponíveis nos canais oficiais:
🔗 www.seguranca.mg.gov.br
🔗 depen.seguranca.mg.gov.br
🔗 www.institutoaocp.org.br
A Sejusp alerta os candidatos para que fiquem atentos a fontes confiáveis, evitando golpes ou informações falsas.