Operação Homizio combate tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Triângulo Mineiro

Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (23), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (FICCO/MG) deflagrou a Operação Homizio, que cumpriu mandados judiciais em Uberaba e Centralina. A ação teve como alvo um grupo criminoso suspeito de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Uberaba quatro mandados de prisão preventiva, três temporárias e oito de busca e apreensão. As medidas fazem parte de uma investigação iniciada em 2022, após a apreensão de cerca de R$ 1,5 milhão em espécie, parte em moeda estrangeira, escondidos em compartimentos de veículos.

Segundo a apuração, os valores tinham origem no tráfico de drogas e eram movimentados por uma organização criminosa estruturada, que atuava em Minas e em outros estados, ocultando e dissimulando o dinheiro obtido de forma ilícita.

O nome da operação faz referência ao termo “homizio”, que significa esconder alguém ou algo da ação da Justiça — em alusão à estratégia usada pela quadrilha para ocultar valores.

A FICCO/MG é coordenada pela Polícia Federal e conta com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN). O grupo atua de forma integrada em todo o estado no enfrentamento ao crime organizado.