Foto: Divulgação
A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) concluiu a maior chamada pública de biometano de sua história e definiu a empresa Geomit como responsável pelo fornecimento do gás renovável no Triângulo Mineiro. O contrato, com duração de 10 anos, prevê investimentos estimados em R$ 1 bilhão e marca o início da estratégia de expansão do uso de biometano no estado.
O processo de seleção, lançado em maio deste ano, recebeu propostas de 11 empresas, totalizando 27 ofertas. Segundo a Gasmig, a Geomit apresentou a melhor proposta após análise técnica, econômica e regulatória.
O projeto contempla a implantação de aproximadamente 400 quilômetros de gasodutos na região, permitindo o abastecimento dos municípios do Triângulo Mineiro com gás renovável. A assinatura do contrato está prevista para a última semana de junho.
De acordo com a companhia, a iniciativa representa um passo importante na ampliação da participação do biometano na matriz energética mineira, alinhada às políticas de transição energética e redução das emissões de carbono.
Após a formalização do contrato, terão início as etapas de licenciamento ambiental, obtenção das autorizações regulatórias e implantação da infraestrutura necessária. A previsão é que o fornecimento de biometano comece em abril de 2028.
Controlada pela Cemig, a Gasmig é responsável pela distribuição de gás canalizado em Minas Gerais e afirma que continuará buscando novos projetos para ampliar a oferta de gás renovável e fortalecer uma matriz energética mais sustentável no estado.

