Foto: Divulgação
Um estudo recente conduzido por professores pesquisadores da UFU – Universidade Federal de Uberlândia, acendeu um alerta vermelho sobre a situação da Bacia de São Félix, que foi classificada em nível crítico, grau 4, o mais elevado da escala de alerta ambiental.
O uso descontrolado da água, principalmente por parte de empresas de irrigação, podem estar contribuindo significativamente para o agravamento da situação. Há indícios de que essas empresas estejam promovendo uma irrigação desenfreada, supostamente com o objetivo de beneficiar grandes produtores rurais, o que pode estar comprometendo ainda mais a disponibilidade dos recursos hídricos da região.
Os especialistas alertam que, se medidas urgentes não forem tomadas, o colapso ambiental na bacia pode se tornar irreversível, afetando diretamente o abastecimento de comunidades, a fauna, a flora e o equilíbrio do ecossistema local.
É hora de agir com responsabilidade e cobrar ações imediatas das autoridades competentes para preservar nossas fontes de água e garantir um futuro sustentável para todos.