Foto: Divulgação/PMMG
Nesta quinta-feira (3), uma força-tarefa envolvendo o Ministério Público de Minas Gerais, a Polícia Militar e a Polícia Civil realizou uma grande operação em Prata, no Triângulo Mineiro, com foco no desmantelamento de um grupo criminoso atuante na região. A ofensiva, batizada de Defensio Vitae, expressão em latim que remete à “defesa da vida”, teve como prioridade combater crimes graves como homicídios, tráfico de drogas e circulação ilegal de armas.
As investigações revelaram a existência de uma organização com atuação articulada, utilizando pontos estratégicos para distribuir entorpecentes e operar uma estrutura voltada à execução de assassinatos. Os integrantes do grupo estariam diretamente ligados a uma série de homicídios consumados e tentativas recentes no município.
Ao todo, a ação resultou no cumprimento de 36 ordens judiciais, sendo 20 mandados de busca e apreensão e 16 prisões preventivas. Durante as diligências, ainda foram realizadas duas prisões em flagrante por porte ilegal de armas de fogo, os armamentos foram apreendidos no momento da abordagem.
Os suspeitos detidos serão conduzidos ao sistema prisional e responderão por tráfico de drogas, homicídio, posse ilegal de arma de fogo, associação para o tráfico e envolvimento com organização criminosa.
Com a participação de três promotores de Justiça, 70 policiais militares e 16 civis, além de equipes técnicas do Ministério Público, a operação reforça o esforço conjunto das forças de segurança na repressão qualificada à criminalidade violenta e organizada em Minas Gerais.
As instituições envolvidas reafirmam o compromisso com a segurança pública e a proteção da sociedade, especialmente no enfrentamento direto aos crimes contra a vida e ao narcotráfico.

Foto: Divulgação/PMMG