Foto: Ricardo Stuckert
Com foco em recuperação ambiental, inclusão social e geração de renda, o Programa Nacional Florestas Produtivas será uma das iniciativas apresentadas pelo Brasil na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA). A proposta é mostrar ao mundo ações concretas voltadas à sustentabilidade e ao enfrentamento das mudanças climáticas.
Fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Ministério do Meio Ambiente, o programa busca recuperar áreas degradadas, fortalecer a agricultura familiar e ampliar a produção de alimentos de forma sustentável.
Atualmente, a iniciativa já beneficia 1.680 famílias em 18 assentamentos da reforma agrária, além de atuar em um Território Quilombola e em duas Reservas Extrativistas Marinhas, todas localizadas no estado do Pará.
A apresentação do Florestas Produtivas na COP30 integra a estratégia do governo federal de divulgar iniciativas voltadas ao uso sustentável da terra, com foco na recuperação ambiental e no fortalecimento da agricultura familiar.